Assuntos de A a Z / Enem


PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)


PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)

1.    Cobrar, efetivamente, dos gestores do SUS que os médicos realizem atividades pertinentes ao PSF, evitando, assim, que os médicos do programa sejam apenas utilizados como mão-de-obra barata, não desenvolvendo ações de atenção integral.

2.    Lutar para garantir adesão voluntária às cooperativas, respeitando as diretrizes cooperativistas e a Lei no 5.764/71.

3.    Frisar que o Enem se posiciona claramente no reconhecimento da estratégia do Programa Saúde da Família como importante ação para a atenção básica à saúde.

4.    Manifestar oposição e repúdio a qualquer proposta de prescrição, solicitação de exames e diagnóstico por profissionais não-médicos.

5.    Propor a regulamentação, pela ANS, da oferta de serviços de atenção primária na saúde suplementar, dentro dos princípios constitucionais de atenção integral à saúde e participação efetiva de médicos de família.

6.    Recomendar a utilização de recursos da Telemedicina e da metodologia de educação a distância para o médico do PSF.

7.    Defender a revisão da tabela do SUS, com incorporação da CBHPM.

8.    Defender e promover políticas públicas que permitam, progressivamente, garantir o acesso de todas as crianças e adolescentes à assistência pediátrica no País.

9.    Lutar para que seja assegurada, nos municípios e regiões onde haja recursos para tal, a referência de, no mínimo, um pediatra para cada três equipes do PSF, com carga horária definida em função da necessidade configurada pela demanda e remuneração igual à do médico de família, proporcional à carga horária referida.

 



Voltar página


Procedimentos operacionais Padrão


Clique e confira

Busca de patologistas


Nome


Estado

Especialista


SBP

SBC


Buscar

Empresas Parceiras





© Copyright 2017 ABRALAPAC - Todos os direitos reservados.